domingo, 28 de agosto de 2011

Gestão de Pessoas ou de Recursos Humanos?


Refletindo o Conceito...

Recursos humanos é o conjunto dos empregados ou dos colaboradores dessa "organização". A Gestão de Recursos Humanos freqüente é atribuída à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. Estas tarefas podem ser realizadas por uma pessoa ou um departamento a depender do porte da empresa.

O objetivo de Recursos Humanos (RH) com estas tarefas é alinhar as políticas de RH com a "estratégia" da organização, que reservará para implantar a estratégia através dos trabalhadores.

Durante muito tempo ficou associada à forma coerciva como organização tratava os seus trabalhadores. Depois de algum tempo adquiriu o nome de Setor de Pessoal ou Departamento de Pessoal e a função de gestor era de um advogado ou contador, e só depois gestão de recursos humanos (GRH) com gestores com formação em administração. Esta última designação foi a mais popular e melhor aceita, mais flexibilidade e, acima de tudo, começou a preocupar-se com os trabalhadores, a dar importância e reconhecer o mérito do talento humano de cada organização.
Mas, apesar disso a idéia de recurso “coisifica” o ser humano, coloca ele ao lado de outros insumos como, por exemplo, matéria prima e dinheiro, como se um gestor pudesse fazer com ele o que bem quisesse. Usando o termo recurso estamos tratando os seres humanos como marionete. Daí, atualmente falarmos de Gestão de Seres Humanos, Gestão de Pessoas ou ainda Gestão com Pessoas.

A Gestão de Pessoas é uma atividade a respeito da qual se tem a expectativa de ser executada por todos gestores de uma dada organização, contando com o apoio do seu setor de recursos humanos com a finalidade alcançar um desempenho que possa combinar as necessidades individuais das pessoas com as da organização.

De certa maneira, gestão de pessoas é um modelo de gestão das organizações em substituição aos modelos científicos, clássico, e burocrático, os quais foram úteis à época em que as sociedades mais avançadas ainda estavam escoradas em um sistema econômico tipicamente industrial. Gestão de Pessoas contempla um processo que inicia na contratação e termina na aposentadoria ou demissão. Gestão de Pessoas é um termo moderno que redefine o papel dos Recursos Humanos.

Mas, apesar de ter mudado o nome dos departamentos costuma-se chamar de recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores dessa organização. Assim a função que o empregado ocupa deve propiciar a aquisição, o desenvolvimento e o uso das informações transformando-as em conhecimento para organização. Outras opções para o termo são: orgânico ou quadro de pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário